SER Renováveis

Com o objetivo de se estimar o impacto da transição energética sobre o SIN (Sistema Interligado Nacional) foi simulado um cenário de substituição integral do combustível utilizado no Setor Transporte Rodoviário por energia elétrica. No ano de 2022 o consumo energético nesse setor, no segmento de veículos movidos a motores de ciclo Otto (gasolina, álcool e GNV), e de ciclo Diesel foi de 83.940 x 103TEP o que corresponde a 976GWh, conforme BEM 2023. A Tabela 1 apresenta esses números em detalhes.

Tabela 1: Consumo de energia no Setor Transporte Rodoviário (Fonte BEM 2023).

Mais de 25% de toda a energia consumida no país é destinada Setor de Transportes, sendo que 95% corresponde ao transporte rodoviário. Neste segmento, apenas os motores de ciclo Otto respondem por aproximadamente metade de toda a energia térmica consumida (Gasolina, Álcool e GNV), ficando o restante por conta dos motores de ciclo Diesel (Óleo Diesel e Biodiesel).

Duas rotas tecnológicas principais se apresentam para a substituição do uso de combustíveis por energia elétrica no Setor Transporte Rodoviário: A rota por armazenamento em baterias e a rota via produção de H2V. A Figura 1, a seguir, apresenta essas duas rotas e suas respectivas eficiências.

Figura 1: Rotas para uso de veículos elétricos no Setor Transporte Rodoviário.

A tabela 2 a seguir mostra os percentuais do total da energia elétrica produzida no país (para todos os setores), que deveria ser destinado ao setor transporte rodoviário, para a substituição integral dos combustíveis por energia elétrica, considerando (conforme mostra a Figura 1) uma eficiência de 86% de carros elétricos a bateria e de 23% dos carros elétricos a H2V:

Fração do consumo total de Energia Elétrica Substituição Integral por Veículos Elétricos a Bateria Substituição Integral por Veículos Elétricos a H2V
Ciclo Otto 9,6% 33,9%
Ciclo Diesel 13,2% 49,1%
Total 22,8% 83,0%

Tabela 2: Substituição de veículos a combustão interna por veículos elétricos no Setor Transporte Rodoviário.

Pelos resultados obtidos, a substituição integral de veículos com motores a combustão interna por veículos elétricos levaria a um impacto maior que 20% sobre a produção total de energia elétrica (no caso de veículos a bateria) ou um impacto superior a 80% sobre a produção total de energia elétrica (no caso de veículos a H2V).  Lembrando que o transporte rodoviário responde por menos de um quarto do consumo energético do país, pode-se estimar o grande esforço que deverá ser empreendido para uma transição energética com uma efetiva descarbonização da economia.

 

Professor Mario Olavo Magno de Carvalho | Consultor da SER
A SER RENOVÁVEIS incentiva ativamente o debate sobre temas relacionados aos seus negócios, pois acreditamos que isso contribui para enriquecer as discussões. Portanto, é importante destacar que as opiniões expressas por nossos articulistas não refletem, necessariamente, a posição oficial da empresa.